ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE BOMBEIROS
VOLUNTÁRIOS DE MOSCAVIDE E PORTELA

O NASCIMENTO DE ...
O Corpo Voluntário de Salvação Pública de Moscavide, mais conhecidos por Bombeiros Voluntários de Moscavide e Portela, nasceram em 15 de Março de 1927, mercê dos esforços dum punhado de cidadãos residentes nesta Vila e preocupados com a falta duma organização vocacionada para efectuar socorros a doentes e feridos e para a extinção de incêndios e outros casos de calamidade pública.
Então naquela data, reuniram – se no Clube Familiar Moscavidense, quinze cidadãos, sendo a reunião presidida pelo Sr. Carlos Alberto de Sousa e Secretariado e pelos Srs. Ayres Filipe Fernandes e Carlos Charbel Girardin.
Nesta reunião histórica foi escolhido o nome da Associação acima referido e nomeada uma Comissão Instaladora ( C. I. ).
Esta C. I. era constituída por cinco membros que a seguir se descreve :
Presidente : António Joaquim Janeiro
Secretário : Álvaro Lopes Oliveira
Tesoureiro : Cristóvão Rodrigues Oliveira
Vogais :Carlos Charbel Girardin
António Santos Oliveira
Embora o Corpo Voluntário de Salvação Pública de Moscavide, tenha sido oficialmente constituído por eleição de Comissão Instaladora em 15 de Março de 1927, sabe – se que 20 anos antes, um grupo de cidadãos, já preocupados com a falta de segurança e socorro a sinistrados, se mobilizou para suprir esta carência.
Nos nossos arquivos não existe qualquer documento referente a este período, mas um convite datado de 1911, endereçado aos Bombeiros Voluntários de Algés, para assistirem às comemorações do 4º Aniversário da Associação de Moscavide e um artigo inserto no “ Diário de Noticias “ em 22 / 07 / 1923 sob o titulo “ OS BOMBEIROS PORTUGUESES PRETENDEM FUNDAR UM GRÉMIO FEDERAL QUE DEFENDA OS SEUS INTERESSES QUE SÃO AFINAL AS POPULAÇÕES QUE ELES SERVEM “, que menciona várias Corporações de Bombeiros entre elas a de Moscavide, provam que a nossa Associação já existia e preocupada com os problemas dos Bombeiros Voluntários.
Em reunião no principio de Agosto a C. I. decidiu iniciar a cobrança de quotas, tendo sido escolhido para primeiro cobrador o Sr. Cristóvão Barata de Lima, que mais tarde viria a ser um dos mais prestigiados Comandantes do Corpo de Bombeiros de Moscavide.
Foi também deliberado iniciar a elaboração dos estatutos da Corporação.
Em 29 de Setembro de 1927, foi nomeado como instruto do Corpo de Bombeiros o Sr. Carlos Carbl Girardin, para se inicias a formoção e ao mesmo tempo abrir as inscrições
Em reunião efectuada em 24 de Novembro de 1927, foi notificada a compra da primeira escada “ CROCHET “, para além de outras ferramentas de combate a incêndio.
Foi igualmente deliberado a composição da Bandeira da Corporação, que seria de cor branca com os dizeres C. V. S. P. Moscavide, a verde, no centro o emblema, também a verde, no centro do lado superior do mastro.
Em 1 de Janeiro de 1928, foi adquirida a primeira Bomba de caldeira, marca “FALOUD“, oferecida pela Câmara Municipal de Loures, em resposta á solicitação efectuada pela Comissão Instaladora.
Em 31 de Dezembro de 1928, foi distribuído o primeiro relatório do Comando, assinado pelo Comandante Sr. Carlos Charbel Girardin.
Naquela data e segundo o relatório, a Corporação já dispunha do seguinte material :
Duas viaturas, sendo uma bomba e um Pronto Socorro
Uma bomba Faloun, a instalar neste ultimo
Mangueiras, baldes, uma escada de ganchos, etc...
O Corpo de Bombeiros naquela data era constituído por dezoito voluntários, dos quais só treze se encontravam equipados.
Em 7 de Janeiro de 1929, foram Aprovados em Assembleia Geral os primeiros Estatutos da Corporação.
OUTROS FACTOS :
Em Maio de 1933, foi inaugurado o Quartel Sede da Corporação, local onde hoje se encontram as antigas instalações, sita na Rua António Maria Pais, nº 6 em Moscavide e foi construído pela firma José Martins & Irmão e alugado à Corporação. Em 1947 este entrou na sua posse por compra ao antigo proprietário.
O Corpo Voluntário de Salvação Pública de Moscavide, filiou – se na recém criada Liga dos Bombeiros Portugueses.
1936 – Foi atribuído o Grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência
1964 – Atribuída a medalha de Ouro da Câmara Municipal de Loures
1968 – Medalha de Ouro do Atlético Clube de Moscavide
1969 – Criação da Secção Dadores de Sangue
1970 – Medalha de Prata da Sociedade Protectora dos Animais
1977 – Foi atribuída a Qualidade de Instituição de Utilidade Pública
2000 – Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Loures
2002 – Medalha de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses

Numa reunião realizada em 11 de Setembro, efectuou – se o contrato de arrendamento da casa “ VIVENDA LAURA “, situada na Rua António Luis Moreira em Moscavide
Foi também deliberado iniciar a elaboração dos estatutos da Corporação.
Foi também deliberado iniciar a elaboração dos estatutos da Corporação.
História Da Associação